Escola construída em Barão de Grajaú é entregue com festa à comunidade escolar

Durante cinco anos os estudantes da Unidade Integrada Domingos Machado, que pertence à rede municipal de Barão de Grajaú, dividiam o mesmo espaço com estudantes do ensino médio no Centro de Ensino Ney Braga. A realidade mudou a partir desta quarta-feira (31), com a entrega do anexo II do Centro de Ensino, localizada no bairro Nossa Senhora da Guia.

Os 250 estudantes, do 6° ao 9° ano, ficaram durante anos sofrendo com a falta de espaço e conforto, como afirmou a gestora Evaneide Borges de Carvalho.

“Não era fácil, nossos alunos não conseguiam expor um trabalho, era tudo feito com muita dificuldade. Como na UI Domingos Machado não couberam todos, eles nos deslocaram para o CE Ney Braga, que entrou em reforma e nos deslocaram novamente para um prédio pequeno. Essa nova escola se tornou um sonho realizado. Agora nós temos um prédio adequado e digno para nossos estudantes”, disse a gestora Evaneide.

Prefeito Gleydson Resende agradece a parceria do Governo do Estado

Prefeito Gleydson Resende agradece a parceria do Governo do Estado

A construção também era o sonho da pedagoga Sônia Pereira. “Falar dessa escola que estamos recebendo hoje, é falar de realização. Hoje nos sentimos orgulhosos de ter esse espaço que vai ajudar os discentes e docentes na realização dos seus trabalhos. E esse novo espaço tem tudo a ver com a pedagogia de Paulo Freire que fala que a escola seria visões de mundo e acolheria a todos e é isso que vamos fazer aqui a partir de hoje”, ressaltou Sônia.

Os investimentos, realizados na ordem de R$ 1.031.246,74, garantiram a construção do prédio escolar com 6 salas de aula, sala de informática, sala de diretoria, arquivo, secretaria, almoxarifado, sala de professores, cozinha, área de serviços e vestiário e pátio central.

A entrega do novo prédio escolar contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, do prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende e autoridades locais.

“Essa escola recebeu o investimento alto, mais de um milhão de reais e tudo isso só seria possível graças a parcerias, principalmente, como a prefeitura. O governador Flávio Dino só pede duas coisas: a primeira, que vocês cuidem dessa escola, ela ficará para os estudantes que estão aqui, e para os que virão daqui a alguns anos. E segundo: que vocês estudem, foquem e se dediquem. Porque isso é o que faz a diferença. Viva a Educação, Viva Barão de Grajaú!”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

O prefeito Gleydson Resende agradeceu o novo prédio escolar que irá atender os estudantes da rede municipal.

“Essa escola é um presente para a população baronense e estávamos necessitados dela. Graças ao nosso governador Flávio Dino, essa escola se tornou realidade. Estamos agradecidos e muito felizes”, finalizou o prefeito Gleydson Resende.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antônio Martins