ALUNOS DO IFMA DE SÃO JOÃO DOS PATOS PROTESTAM CONTRA O BLOQUEIO DE VERBAS DO GOVERNO FEDERAL

Alunos do campus do IFMA de São João dos Patos fizeram nesta segunda-feira (06) protestos contra no bloqueio de verbas para a educação por parte do governo federal.

Pelo menos nove cidades do Maranhão fizeram protestos nesta segunda-feira (06), seguindo o ato nacional dos Institutos Federais, contra o corte de mais de 30% no orçamento geral das universidades públicas e institutos federais. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação na semana passada.

Além de São João dos Patos a assessoria de comunicação do Instituto Federal do Maranhão confirmou mobilizações nas cidades de Bacabal, Codó, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Zé Doca, São José Ribamar, Imperatriz e Araioses. Em Caxias, o protesto será realizado na quarta-feira (08).

Veja abaixo a nota na íntegra do Instituto Federal do Maranhão:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) confirma o corte de 38% em seu orçamento para atividades de manutenção da instituição – pagamento de contratos de serviço de água, energia, limpeza, vigilância, telefonia, internet, manutenção predial, entre outros.
O percentual corresponde ao valor de R$ 28 milhões. A informação foi visualizada no SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira).
Hoje, o IFMA é a maior instituição pública de ensino do Maranhão. Se mantido, o corte no orçamento irá prejudicar as atividades planejadas de ensino, pesquisa  e extensão nos 29 campi e 06 Centros de Referência da instituição no Estado.

Por Leandro Noleto / MA 10