BARRAGEM: Cabo de comporta se rompe e bairros são inundados em Pinheiro (MA)

Maranhão

O cabo de uma das três comportas de uma barragem no rio Pericumã na cidade de Pinheiro, rompeu na manhã desta segunda-feira (11), causando um aumento expressivo no volume de água do rio, inundado alguns bairros e assustando moradores ribeirinhos.

De acordo com relatos de moradores, a obra que foi inaugurada em 1982, enfrenta problemas estruturais pela falta de manutenção; como corrosão e danos nas comportas. Não chove neste momento na cidade, mas a população teme que a situação piore e o nível da água provoque mais estragos.

O prefeito Luciano Genésio (PP) e o secretario de infraestrutura estiveram no local para ver a gravidade da situação, de acordo Luciano, a responsabilidade pela manutenção é do Governo Federal, porém desde que assumiu a prefeitura ele vem realizando este serviço.

Luciano Genésio anunciou após visita que a gestão já está providenciando a compra dos cabos para a manutenção da barragem. Os reparos devem acontecer em até dois dias. O apoio da Defesa Civil Estadual deve ser solicitado.

A Barragem do rio Pericumã possibilita o abastecimento de pescado para os municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri-Mirim e Pedro do Rosário. Além disso, viabiliza a irrigação da agricultura familiar e ajuda a reduzir enchentes e controlar a vazão da água nos períodos chuvoso e de estiagem.

Informações Blog Enquanto Isso No Maranhão