SÃO JOÃO DOS PATOS: LÍDER E LIDERANÇA,POSIÇÃO EM DECADÊNCIA ?

Política São João dos Patos

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas e liderar é dar direção, alinhar e motivar, é uma forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.

É significativa a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas e o poder de motivar e influenciar os liderados leva-os a contribuírem da melhor maneira com os objetivos do grupo, da organização e no caso do nosso município .

Os estilos de liderança podem ser classificados como autocrático – poder ilimitado e absoluto -, democrático – distribuição eqüitativa dos poderes de decisão e de execução – e liberal – tolerante, livre.

Assim, um líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe ou sociedade. A influência do líder sobre as pessoas resulta do seu poder, que pode ser legítimo, obtido no exercício de um cargo; de referência, pelas qualidades e pelo carisma do líder e poder do saber, graças ao conhecimento que o líder detém.

Liderança efetiva, liderança verdadeira é aquela que não precisa da presença física do líder para fazer despertar a motivação entre os liderados. O líder deve ser o inspirador e influenciador da motivação dos seus liderados. E isso só é possível pelo desenvolvimento da autoridade e da confiança, obtidas pelo comportamento consistente, verdadeiro, respeitoso e ético.
Cabe agora perguntar: O ex prefeito de São João dos patos,homem forte de outrora,que desde 2005 exerce poder dentro do município,está sendo um Líder?

Certamente,a resposta é Não!
Um líder não pode e nem deve mandar,mas liderar o grupo e exercer um poder de aglutinação,de companheirismo e buscar o bem comum para todos.

A Saída da vereadora Rayana Nolêto,já tinha mostrando a fraca liderança exercida pela ex prefeito Zé Mário,e no dia de ontem,a decisão de independência de Márcio do Kizoeira,confirmou de vez,que o ex prefeito perdeu completamente as rédeas da liderança que diz exercer.

Vereador é eleito pelo Povo,e é pra esses que devem exercer seu mandato,trabalhando em prol da sociedade ,e não servindo de capacho ou “robozinho” (controlado),Por chefe algum.

Diante disso Tudo,podemos admitir,que a atual situação está sem líder e sem liderança,e que a falta de humildade e comprometimento com o Povo,é um modelo ultrapassado de fazer política,onde somente uma família é beneficiada com a coisa pública.

REAIS Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *