Após 30 anos de espera, agricultores familiares de Pastos Bons recebem título coletivo de terra durante Agritec

Agricultura Pastos Bons

Uma espera de décadas terminou nesta quarta-feira, 25, com muita festa e alegria para os agricultores e agricultoras da Associação dos Moradores do Povoado Mosquito, localizado no município de Pastos Bons, durante a Agritec Cerrado Sul, realizada em São Raimundo das Mangabeiras, Cerrado Sul do Maranhão.

 

Seu Pedro Silva Reis, presidente da associação, é um dos beneficiários e fala deste momento com profunda alegria e admiração ao Governo do Estado pelo rápido atendimento. “Hoje a gente sai desta Feira com o título de posse tão sonhado em nossas mãos. Agora podemos plantar, colher e desenvolver nossa produção em uma terra nossa, disse emocionado o agricultor.

 

Para o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, contribuir com a regularização fundiária de diversas comunidades da região sul do Maranhão é extremamente gratificante.

 

“Os agricultores e agricultoras familiares do povoado Mosquito, de Pastos Bons já lutavam há mais de 30 anos e o ITERMA dentro de um mês trabalhando no processo conseguiu dá uma resposta rápida a essa comunidade que sofria há tanto tempo. Hoje, eles saem daqui confiando no governo Flávio Dino e felizes com essa conquista,” disse Raimundo Lídio.

Presidente Raimundo Lídio e prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo, ao lado do presidente da associação. (Foto: Denise Lima)

A Prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo ressaltou a importância do título coletivo de terra, afirmando, “que neste momento muitos agricultores estão realizando um sonho quase impossível. Com o título de posse eles poderão ter acesso às políticas públicas de desenvolvimento de suas produções, fortalecendo a economia local. Participar da entrega deste título é uma honra, disse a prefeita.

 

Dona Maria Rita, agricultora de 56 anos, fala deste dia, como o mais importante de sua vida. “A pessoa precisa do título para ter melhores condições de trabalho e segurança. O título definitivo é a garantia para conseguir recursos junto ao Governo. É uma satisfação, foram muitos anos esperando este momento”, comemora a agricultora.

Agricultores familiares beneficiados com o título coletivo de terra. Foto: Denise Lima. (Foto: Denise Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *